Serviços

 

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

 

 

A implementação de um Sistema de Gestão IDI permite às organizações:

  • Sistematizar as suas atividades de IDI para aproveitar o "saber fazer" interno;
  • Estabelecer objetivos e metas que contribuam para o controlo de recursos associados às atividades;
  • Planear, organizar e monitorizar as unidades de IDI;
  • Melhorar a sua imagem organizacional e competitividade perante outras organizações do sector no âmbito nacional e internacional;
  • Acompanhar o desenvolvimento tecnológico de forma a antecipar o mercado e identificar oportunidades de melhoria;
  • Monitorizar, identificar oportunidades de melhoria e implementar ações corretivas, de acordo com os resultados obtidos nas suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.

A IDT Consulting foi uma das empresas pioneiras em Portugal na implementação deste tipo de sistemas, tendo definido práticas e metodologias próprias para o desenvolvimento deste serviço.

O SGQ é um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade (ISO 9001:2015). É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objetivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes

A IDT Consulting é uma empresa especializada na implementação deste tipo de sistemas que, partindo de metodologias próprias, acrescenta valor contínuo no SGQ de uma determinada empresa.

O desempenho ambiental é uma preocupação cada vez maior na sociedade, tanto ao nível global, como ao nível local, da comunidade em que estamos inseridos.

Cada vez às organizações é solicitado, e em muitos casos exigida, a demonstração de preocupações e atuações concretas, ao nível do controlo dos impactos no ambiente, assim como uma cultura de prevenção da poluição.

A NP EN ISO 14001 é uma norma que visa promover a melhoria do desempenho ambiental das organizações, através da definição das orientações necessárias à criação de ferramentas de gestão para a identificação dos seus aspetos ambientais e controlo dos respetivos impactos, prevenção da poluição e melhoria do seu desempenho global.

 

A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.

Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização deve levar em consideração o impacto social das suas operações, além das condições sob as quais os seus funcionários, parceiros e fornecedores trabalham. Pode ser aplicada a qualquer empresa, de qualquer tamanho, em todo o mundo.

Como principios, esta norma:

  • Comprova o seu compromisso com a responsabildiade social e o tratamento ético dispensado aos seus colaboradores, em conformidade com os padrões globais;
  • Melhora a Gestão e o Desempenho da sua cadeia de valor;
  • Permite garantir a conformidade com os padrões globais e reduz o risco de negligência, exposição pública e possíveis ações judiciais;
  • Apoia a sua visão corporativa, construindo e reforçando a lealdade dos seus colaboradores, clientes e partes interssadas;
  • Permite que demonstre uma responsabilidade social apropriada nas licitações de contratos internacionais ou na expansão local para acomodar novos negócios

 

As auditorias a Sistemas de Gestão, certificados ou não, constituem uma excelente ferramenta de avaliação, no sentido da melhoria contínua do sistema.

Este tipo de diagnósticos são utilizados como instrumento para tornar o sistema mais eficaz e eficiente, e como meio de o tornar mais rentável, no contexto de atuação de determinada empresa.

A IDT Consulting, apresenta um vasto leque de consultores e auditores técnicos, nas mais diversas áreas de atividade, com experiência e conhecimento relevantes na realização de auditorias de certificação.